domingo, 11 de janeiro de 2015

Oi, essa é minha segunda postagem e vou falar um pouco sobre:

Classificação zootécnica das espécies domésticas



EQUINO


a) Sela: Cavalas leves, enérgiticos, inteligentes com ossatura fina e densa, tendões e articulações bem definidos, corpo enxuto e estatura superior a 1,45m.

EX: Árabe e Mangalarga Marchador.

b) Tração: Cavalos com aspecto largo e profundo, bem proporcionado. Ossatura forte, musculatura abundante. Menos ágil que o cavalos de salas. Andar desembraçado, direito e regular.

EX: Percherão e Bretão

c) Misto (sela e tração): Cavalos com características intermediárias entre os tipos de sela e tração.

EX: Andaluz.

SUÍNO



a) Banha: Também conhecido como "lard type". apresentam o corpo largo, profundo, simétrico, baixo e compacto.

EX: Raças nativas brasileiras Canastra e Piau.

b) Carne magra: Também conhecidos como "bacon type". Apresentam o corpo longo, profundo, bem equilibrado ou com quartos posteriores predominantes. 

EX: Wessex.

c) Carne e toucinho: Suíno intermediários entre os tipos banha e carne magra.

EX: Landrace.

BOVINO



Leite: Apresenta tendência leiteiras, ou seja, atribuutos indicativos de aptidão leiteiras.

EX: Holandesa, Jesey, Guernsey.

b) Corte: Apresenta tendência à engorda. ou seja, atributos relacionados com a capacidade de ganha peso.

EX: Hereford, Nelore, Indubrasil.

c) Tração:O bovinos tipo tração apresentam conformação compacta, forte e musculatura bem desenvolvida, principalmente no dorso e quartos posteriores.

EX: Mestiços nativos.

d) Misto (Leite e carne): Apresentam atributos intermediários aos bovinos tipo carne e tipo leite. 

EX: Pardo suíço,Sindi.

CAPRINO


a) Leite: Muito semelhantes às características gerais da vaca leiteiras, possuindo conformação geral tendo às formas clássicas de cunha.

EX: Saanen, Parda alpina.


b) Corte: Corpo comprido e profundo, largo no dorso, espáduas bem desenvolvidas e com amplas e bem distribuídas massas musculares.

EX: Boer.

c) Pelo: Caprinos com pelo brilhoso, fino, suave e uniforme. São ´preferidos os animais de pelos cacheados e enovelados, sendo rejeitados os fios muito liso, curtos, untuosos, esponjoso e grosseiros.

EX: Angorá.

d) Misto (leite e carne): Caprinos que apresentam, em geral, baixa capacidade para produzir leite e carne.Devem ser melhorados visando maior grau especialização para o tipo desejado.

EX: Moxotó, Anglo-nubiaana

OVINO


a) Lã: Apresentam pequenos porte e corpo menos profundo que se os demais tipo. O corpo apresenta como contorno desejável o mais cilíndrico, envolto por uma densa cobertura de lã ocorrendo os tipos de de lá fina, média ou forte.

EX: Lã fina a forte - Merinos 

        Lã forte -  Corriedale, Ideal, Romney Marsh e Suffolk.

b) Corte e Pele: Ovinos deslanados, presentes no Nordeste brasileiro. A substituição do velo de lã por pêlos curtos se deve à adaptação ao ambiente tropical.

EX: Santa InÊs e Morada Nova.

c) Misto (Leite,Carne e Lã): Apresentam carcaças de boas qualidade; lã de espessura e comprimeto médio e de inferior qualidade, usada geralmente em tecidos grosseiros; e, baixa produção de leite com alto teor de gordura.

EX: Bergamácia.

BUBALINO


a) Leite.

EX: Murrah, Mediterrânea

b) Misto: Leite e carne

EX: Jaffarabadi

c)Carne e tração

EX: Carabão.

AVES


a) Postura

 As boas poedeiras apresentam cristas, barbelas e patas decoradas e pouco desenvolvimento corporal, mostrando aparência sadia.

b) Corte

Um comentário:

  1. Sabendo que a reprodução é responsável pela perpetuação das espécies e a Lactação é o colostro e o leite são indispensáveis à vida dos mamíferos. As funções produtivas variam com a espécie, raça e sexo do animal, e com o tipo de exploração, ocorrendo vários tipos de funções produtivas.

    ResponderExcluir