domingo, 21 de dezembro de 2014


Olá, esse é meu primeiro blogger, sou Lorena Maciel estudante do Instituto Federal de Sergipe (IFS) faço curso Técnico em Agropecuária e vou fala um pouquinho sobre a zootecnia


Conceito, Objetivo e Importância


A Zootecnia é a ciência que estuda a exploração racional e econômica dos animais domésticos. Tem como objetivo de estudo o animal doméstico e visa o perfeito conhecimento deste e dos demais fatores envolvidos no seu processo produtivo, sempre visando alto grau de especialização.

A zootecnia como ciência investiga, por meio da observação e da experimentação, os fenômenos biológicos aos quais estão sujeitos os animais domésticos, em determinado ambiente natural ou artificial. Entretanto, não se trata de uma ciência pura, sendo dependente de outras ciências para desenvolver-se. Portanto, além do conhecimento individual, proporcionando pela Anatomia e Fisiologia Animal, a zootecnia se fundamenta em ciências auxiliares quando da adaptação, alimentação, melhoramento e sanidade, gerenciamento da produção e tecnologia de alimentos.


Divisão Zootécnica:



Para fins didáticos, a Zootecnia é subdividida em Zootecnia Geral e Zootecnia Especial
Em Zootecnia Geral: Influenciada por fatores ambientais de ordem natural ou artificial e que se reproduzem graças a Leis da hereditariedade.
Em Zootecnia Especial: Estuda os processos e regimes de criação, com a finalidade de exploração e destinos dos produtos, surge a zootecnia para cada espécie domestica 


Classificação Zootécnica 


1. ESPÉCIE: É um conjunto de indivíduos do mesmo gênero, descendente uns dos outros, com caracteres semelhantes hereditariamente transmissíveis, e separado de outros grupos específicos por infecundidade ou por separação geográfica.

2.  RAÇA: É definida como agrupamento de animais de mesma espécie e origem, com caracteres morfológicos, fisiológicos e econômicos comuns e transmissíveis hereditariamente sob condições ambientais e de exploração ideias.

3. VARIEDADE:  Principalmente em raças cosmopolitas, é possível formar-se grupamentos de indivíduos em diversos locais, mais ou menos isoladamente, e que apresentam distinções sensíveis, de modo a permitir certa diferença entre a raça e os novos grupamentos.

4. FAMÍLIA: Conjunto de descendente de um casal, direto e colateral, até a quinta geração.

5. LINHAGEM: Constituída pelos descendente "direto", a partir de um genitor macho e fêmea.

6. LINHAGEM PURA: Decorre de atributos fixo e puros nos descendente direto a partir de um determinado genitor.

7. SANGUE: Sob o ponto de visa zootécnico é a hereditária., ou seja, os animais do mesmo sangue pertencem a mesma raça.

8. MISTURA DE SANGUE: É um cruzamento de animais de raças diferentes

9. POPULAÇÃO: É um agrupamento qualquer  de indivíduos, considerando sob o ponto de vista numérico.

10. INDIVíDUOS: É  a unidade indivisível. O individuo nunca é totalmente igual a outro de mesma raça, família ou variedade.

11. GENÓTIPO: É o individuo considerado segundo sua origem genética ou herança biológica.

12. FENÓTIPO: É  a expressão genética do indivíduo